O jogo em si é o confronto entre os dois praticantes.
Como foi referido, esta “luta” não implica, na generalidade, contacto físico,
mas antes uma demonstração das capacidades. Cada ataque fica-se pela ameaça,
sendo que antes de ser concretizado já o adversário terá efectuado uma manobra
defensiva que o evitaria. A sucessão de movimentos gera uma verdadeira dança
metafórica (ou mesmo no sentido literal da palavra), com gestos elegantes,
ágeis e acrobáticos, recorrendo com frequência a saltos mortais e outras
manobras igualmente aparatosas.
- Ginga
A Ginga é o movimento base de Capoeira, e ao mesmo tempo o mais célebre. Consiste numa “dança” de pés triangulares, balançando os braços ao ritmo do corpo, que servirá também de preparação para os movimentos. É verdadeiramente inconfundível: quando vir alguém a fazê-lo, saberá instantaneamente que está na presença de um capoeirista! - Ataques
Os movimentos ofensivos utilizam maioritariamente as pernas, com ataques de pés e joelhos. Os cotovelos são também utilizados com alguma regularidade, ao passo que murros e outros golpes de mãos não são utilizados em Capoeira. Um golpe também utilizado com frequência é a cabeçada! - Defesa
A defesa consiste na grande maioria no recurso a manobras evasivas, e eventualmente, contra-ataques. Daí que a Capoeira possa ser vista como um jogo de movimentações, em que se considera que o atacante teve sucesso quando efectuou manobras tais que deixou o adversário sem escape possível. - Volta ao Mundo
Quando uma manobra é concluída (como na situação anteriormente descrita) ou na eventualidade de qualquer outra interrupção do ritmo do jogo, os dois capoeiristas afastam-se e circulam calmamente pelos limites da roda, dando a “volta ao mundo”.
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